RIMAC C_TWO: HIPERCARRO ELÉTRICO

A Rimac Automobili já nos tinha surpreendido com o Concept One, conhecido como o veículo elétrico de produção mais rápido do mundo. Agora, no NYIAS – Salão Internacional do Automóvel de Nova Iorque, que decorre até 8 de Abril, a marca croata fabricante de automóveis desportivos elétricos volta a surpreender com o Rimac C_Two.

Rimac C_Two: um colosso na estrada

A empresa de Mate Rimac, com sede em Sveta Nedelja, Croácia, apresenta no NYIAS 2018, o Rimac C_Two um hipercarro elétrico «puro GT», como sublinham. “Um carro personalizado de fácil utilização. Configurável, pessoal e extremamente poderoso, representando o que é possível quando a verdadeira inovação e paixão são permitidas”. Desenvolvido a partir do conhecimento obtido com o Rimac Concpt_Onde, o C_Two «combina os melhores materiais e tecnologia sob medida para produzir algo revolucionário e eminentemente utilizável, com desempenho e caráter”.

Feito pela equipa da Rimac a partir do zero, o C_Two reúne tecnologias totalmente novas. Na sua construção é utilizada uma monocoque completa em fibra de carbono fundida e estruturas de impacto em alumínio. A carroçaria, por seu lado, é feita em fibra de carbono pura «com o resultado de que é relativamente leve e excepcionalmente forte».

A suspensão conta com amortecedores controlados eletronicamente e ajuste de altura ativo para proporcionar viagens suaves e confortáveis. Quatro motores elétricos alimentam cada uma das rodas, e oferecem tração e níveis de controlo dinâmico sem precedentes.

Na concepção do Rimac C_Two são utilizados de forma hábil uma variedade de elementos ativos, desde abas no capot que alteram o perfil aerodinâmico, até uma asa traseira que adopta diferentes posições de acordo com as cargas dinâmicas com que tem de lidar e opera como um travão ativo para estabilizar o automóvel nas travagens mais exigentes.

Piso plano e extrator ativo na traseira asseguram que o C_Tow seja aerodinamicamente eficiente, ao mesmo tempo que é estável em alta velocidade. As jantes em liga leve foram trabalhadas de forma a terem igualmente função aerodinâmica garantindo que o sistema de travagem seja alimentado com ar frio, enquanto permitem que o fluxo de ar passe pelos flancos do carro em velocidade.

Desempenho extraordinário

Com 1.914 cv, o poder de aceleração é incrível: 0-100 km/h, em 1,85 seg e 0-300 km/h em 11,8 seg. Uma bateria inovadora oferece 120 kWh de energia e 1,4 MW de potência com excepcional gerência térmica, permite duas voltas completas à pista de «Nürburgring em plena potência – com uma queda insignificante no desempenho», anuncia a Rimac.

Como um verdadeiro Grand Tourer, o C_Two oferece uma autonomia de 650 km (NEDC), um espaçoso habitáculo construído com materiais da mais alta qualidade e até um porta-malas configurável e prático. Pode ser carregado a 80% da sua capacidade em menos de 30 minutos e foi projetado para ser usado de forma repetida e confiável.

A próxima geração R-AWTV (Rimac All-Wheel Torque Vectoring) substitui os sistemas tradicionais de Programa Eletrónico de Estabilidade e Controle de Tração e permite respostas dinâmicas infinitamente variáveis, desde a aderência total até a capacidade de deriva, para satisfazer até os mais exigentes pilotos. Com tal poder vem a responsabilidade, com o C_Two a receber a mais recente tecnologia de travagem.

Além da travagem regenerativa máxima de 150 kW, os enormes discos de travão de cerâmica de carbono Brembo CCMR de 390 mm e pinças de seis pistões presentes em ambos os eixos, permitem uma desaceleração poderosa.

A marca anuncia a construção de apenas 150 exemplares.

Principais caraterísticas

Velocidade máxima: 412 km/h / 258 mph
Aceleração 0-10 km/h: 1.85
Potência: 1.914 hp / 1.408 kW
Binário do motor: 2.300 Nm
Autonomia: 650 km (NEDC)


Unidades: 150

 

#TablierMagazine

Fonte: Rimac

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